QUINA: Dezenas por Linha

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  • O Jogo
    Um Resultado da Quina é uma sequência de 5 Dezenas sorteadas de um universo de 80 Dezenas. O universo é formado pelas Dezenas: 01, 02, 03, …, 79 e 80.
    A seguir estão 3 exemplos de Resultados:
0010445687074
0021844465660
0030212576873

Pode-se obter, no máximo, 24.040.016 Resultados diferentes, que é a quantidade de Combinações destas 80 Dezenas, de 5 em 5.

  • Dezenas Sorteadas por Linha do Volante:
    Vamos “marcar” as Dezenas de cada Resultado acima em um Volante:

1- No exemplo 001 temos o Tipo de Resultado por Linha: 2 1 1 1 0 0 0 0

– O que significa: 2 1 1 1 0 0 0 0??! !
– É simples: isto mostra quantas Dezenas foram sorteadas em cada Linha (horizontal) do Volante. Neste exemplo, tivemos 1 Dezena Sorteada na 1ª Linha, 0 Dezenas na 2ª Linha,
0 na 3ª Linha, 0 na 4ª Linha, 1 na 5ª Linha, 0 na 6ª Linha, 2 na 7ª Linha e 1 na 8ª Linha .

– Tá legal, entendi, mas porque você não diz que o Tipo de Resultado é 1 0 0 0 1 0 2 1 e não como você escreveu: 2 1 1 1 0 0 0 0?

– Porque a ordem não é levada em conta, ou seja, tanto faz que tenha dado 2 Dezenas na
1ª Linha, como na 4ª Linha, ou na 3ª Linha !  O que importa é que houve este tipo de sorteio:
2 Dezenas numa mesma Linha; não interessa em qual seja !  Por isso, conta-se quantas Dezenas foram sorteadas por Linha e depois considera-se esta sequência de números em ordem decrescente, isto é, da Linha que mais foi sorteada para a Linha que foi menos sorteada.

2- No exemplo 002 o Tipo de Resultado por Linha é: 2 2 1 0 0 0 0 0

Viu como é fácil!  Conta-se as Dezenas Sorteadas em cada Linha e coloca-se estes números
em ordem decrescente.

3- No exemplo 003 o Tipo de Resultado por Linha é: 1 1 1 1 1 0 0 0


É fácil observar que há uma quantidade pequena de Tipos de Resultados por Linha do Volante.

–  Qual Tipo ocorre mais?

Para responder precisamos analisar todos os Resultados possíveis (24.040.016) e fazer a contagem para ver se há algum Tipo que é mais frequente. Dá trabalho, mas é compensador!

Fizemos uma estatística utilizando os 24.040.016 Resultados possíveis e montamos a Tabela ao lado e a

Distribuição das Frequências abaixo.

O nosso exemplo 001 é o que mais acontece ! Veja Tabela ao lado. De todos os Tipos de Resultados por Linha este aparece 52,41% das vezes … mais da metade dos Resultados são deste Tipo!

(c) Estatística dos Tipos de Resultado por Linha

Veja no gráfico de Distribuição da Frequências (acima)
que os Tipos
2 1 1 1 0 0 0 0
1 1 1 1 1 0 0 0 e
2 2 1 0 0 0 0 0

são os mais freqüentes. São 89,86% dos casos existentes.
Comparando estes casos com os demais, notamos que estes são os distribuem mais uniformemente as Dezenas Sorteadas pelas Linhas do Volante, ou seja, entre os Resultados da Quina o que mais ocorre é, no máximo, 2 Dezenas por Linha do Volante.

Construa suas Apostas distribuindo as Dezenas da forma mais “espalhada” possível, ou seja, não as “amontoe” em poucas Linhas do Volante. Coloque – no máximo – 2 Dezenas por Linha !!!

Dica:

      • Jogo Filtrado

    Filtrar as Apostas de um Jogo nada mais é do que criar uma condição que cada Aposta deste Jogo deverá obedecer. Estabelece-se a condição e faz-se uma seleção das Apostas que a satisfazem, ou seja, analisa-se uma a uma as Apostas e decide-se:

                se a Aposta analisada satisfaz a condição estabelecida, esta Aposta será
                selecionada, caso  contrário será desprezada.

    Desta forma, o Jogo que tinha uma certa quantidade de Apostas, após esta filtragem passará a ter menos Apostas, pois as descartadas já não fazem parte do conjunto inicial de Apostas daquele Jogo.

    (e) Usando os Tipos de Resultados por Linha para Filtrar
    Por exemplo, se adotarmos o Filtro formado pelos Tipos de Resultados que mais ocorrem
    2 1 1 1 0 0 0 0
    1 1 1 1 1 0 0 0 e
    2 2 1 0 0 0 0 0,

    ou seja, se adotarmos que nossas Apostas terão no máximo 2 Dezenas por Linha, serão
    eliminadas 2.438.016 Apostas (24.040.016 – 21.602.000), ou seja, 10,14% do total.

    Um outro exemplo seria estabelecer um Filtro que considerasse as Apostas que são dos Tipos
    3 1 1 0 0 0 0 0
    2 1 1 1 0 0 0 0
    1 1 1 1 1 0 0 0 e
    2 2 1 0 0 0 0 0,
    (veja na tabela ao lado).

    Este filtro selecionaria 98,24% das Apostas, fazendo com que seu Jogo tivesse uma redução de 1,76% na quantidade de Apostas e, por consequência, no valor final. Consulte a tabela para confirmar estes dados e para analisar a possibilidade da criação de outros Filtros como estes.
    Tenha em mente que ao reduzir as Apostas do seu Jogo através de Filtros deste tipo, você estará descartando Apostas que têm menos chance de ser sorteadas, ou seja, você terá um Jogo mais elaborado (mais chance) e com custo menor !

    O trabalho braçal, para se fazer uma filtragem mais elaborada como esta é enorme. No entanto, isto será muito compensador se você tiver um software para fazê-lo.

    Analise estes dados e observe que você tem uma ferramenta muito boa nas mãos.
    Vá em frente.  Conte conosco!


    Cláudio Roberto Vigna
    Bacharel em Matemática Pura
    Instituto de Matemática e Estatística
    Universidade de São Paulo – São Paulo/SP
    Fundador e Sócio-Gerente da CRV Sistemas & Consultoria


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