Está há muitos anos trabalhando na lotérica e não consegue tirar férias?
Ou vive preocupado se sua loja está dando lucro?
Você está precisando PADRONIZAR as rotinas de trabalho na sua loja, para que, mesmo na sua ausência, o seu negócio continue funcionando satisfatoriamente.
Primeiramente, vamos levantar os principais itens da rotina de uma lotérica:
a) Fechar os Caixas;
b) Controlar os Produtos para evitar encalhes ou prejuízo;
c) Controlar os Relatórios evitando fraudes;
d) Controlar os valores e o envio para a CAIXA (carro forte);
e) Controlar as Despesas;
f) Controlar as Contas Bancárias.
Reflita em qual ou quais itens sua loja depende mais de você.
Talvez você conheça o ciclo PDCA, mas se não, a sigla vem do inglês Plan => Do => Check => Action que consiste em:
Planejar => Executar => Verificar => Agir
Este ciclo é usado para atingir a qualidade exigida pela ISO 9001 nos processos da empresa, mas a mesma ideia pode ser aplicada para qualquer tipo de problema com o intuito de buscar uma solução.
Escolhido o problema, vamos então aplicar a regra do ciclo:
Planejando: Requer estabelecer os objetivos e resultados esperados. Portanto, analise qual ferramenta irá ajudá-lo a conquistar tais objetivos: uma planilha, controle manual ou um sistema.
Executando: Execute o planejamento e simplesmente teste por uns dias.
Verificando: Verifique se o processo surtiu algum efeito e se os objetivos estão sendo atingidos.
Agindo: Se os resultados forem positivos, veja uma pessoa de confiança para dar continuidade no processo operacional de digitação e verificação. Caso o processo não seja satisfatório, mude e comece novamente o ciclo.
O ciclo é algo constante e pode ser necessário recomeçar até atingir a maturidade, sempre com o objetivo de melhorar e manter a qualidade dos processos dentro de uma empresa.
Com o processo funcionando, analise se seu estresse está diminuindo. Se sim, então você obteve sucesso em seu projeto PDCA!
Nenhum negócio é autogerido. Pense em uma rotina diária simples e que irá maximizar a produtividade da sua loja para ter mais tempo disponível para pensar em outros projetos, como aumentar as vendas ou planejar suas Férias!
Um Sistema como o CRV Finanças é um investimento inteligente para traçar uma rotina para seu negócio, pois contém os principais processos mapeados, definidos e otimizados.
Conte conosco!
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Nossa experiência a serviço da sua lotérica!