Despesas da Lotérica

Nos preocupamos com o Faturamento do nosso negócio, não é verdade?
E isto é natural, afinal quanto mais faturamos, melhor será o resultado financeiro do nosso trabalho!

No entanto, não podemos nos esquecer das Despesas. Se estivermos gastando muito para que a Lotérica opere a contento, nossas Despesas vão consumir nosso Faturamento e aí …

Vamos entender um pouco mais sobre as Despesas da Lotérica, para que possamos ter um controle mais eficiente sobre tais gastos.

Divide-se as Despesas em:

(A) Despesas Variáveis

As pessoas entendem, de forma errônea, que se uma Despesa tem o seu valor variando de um mês para outro, então ela seria uma Despesa Variável. No entanto, o conceito não é este!

Este conceito está associado ao Faturamento da Loja. Explico:
– Se uma Despesa aumenta quando o Faturamento aumenta e diminui quando ele diminui, então esta Despesa é considerada uma Despesa Variável.
O exemplo clássico são os Impostos … vendeu mais, paga-se mais impostos, vendeu menos, recolhe-se menos impostos! Simples assim!

A Despesa com Energia, por exemplo, varia todos os meses: um mês paga-se R$ 100,00 e no outro R$ 90,00 ou R$ 110,00, ou seja, o valor desta Despesa varia, porém não depende do Faturamento. Podemos ter um Faturamento aumentando de R$ 30 mil para R$ 50 mil e a Energia consumida ficar por volta dos mesmos R$ 100,00. Em outras palavras, ela não varia de acordo com a variação do Faturamento. Neste caso, é denominada Despesa Fixa.

As Despesas Variáveis de uma Lotérica são apenas (4) quatro:

(1) Comissões sobre as Vendas
Se as Funcionárias vendem mais, suas Comissões aumentam e, por outro lado, se suas vendas caem, suas Comissões diminuem;

(2) Carro Forte
Paga-se o Carro Forte em função do volume de dinheiro que ele transporta e, portanto, se as suas vendas (Faturamento) aumentam, mais dinheiro será transportado … maior será o gasto com esta Despesa;

(3) SIMPLES
Ao pagar a Guia do SIMPLES, você está recolhendo 5 ou 6 impostos que são calculados com base no seu Faturamento; é uma porcentagem dele. Desta forma, quanto mais faturar, maior serão os impostos a pagar;

(4) ISSQN
Se a CAIXA debita diariamente o ISSQN na sua 003, então – através do SIGEL e do SITAE – você informa seu Contador e ele desconta do ISSQN calculado no SIMPLES. Desta forma, o SIMPLES contém a parcela restante que se deve recolher deste Imposto Municipal. Resumindo: A Conta 003 “recolhe” um pedaço e o SIMPLES o restante. Se não há cobrança do ISSQN em sua 003, neste item de Despesa da Lotérica, não lance nada … o SIMPLES está recolhendo todo o ISSQN devido!

 

(B) Despesas Fixas

Do conjunto de Despesas da Lotérica, exclua as quatro (4) acima citadas. As restantes são todas Despesas Fixas!

A seguir apresentamos os principais itens de Despesas Fixas:

Vale lembrar que os Itens de Despesas são sugestões. Despesas afins devem ser agrupadas num mesmo item. Por exemplo:
Mat. Limpeza: tudo o que se gasta para a faxina da Loja, incluindo o pagamento da Faxineira;
Mat. Escritório: somam-se os gastos com Canetas, Papéis, Elásticos, Clips, etc.;
Manutenção: gastos com consertos e compras, necessários para manter a Loja funcionando;
Seguros/Segurança: Seguro dos TFL, Seguro da Loja, Circuito de TV, etc.;
Juros+IOF+Taxas: Cobrados pela CAIXA, na Conta 003;
Salários+Ajuda de Custos: Folha de Pagamento, Vale Refeição e Vale Transporte. Comissões são lançadas nas Despesas Variáveis.

Veja um modelo de planilha (Excel) com os tipos de Despesas, clicando aqui: Modelo

CRV Sistemas & Consultoria
(19) 32 51 55 00
WhatsApp:
(19) 9 91 22 33 36
(19) 9 84 03 35 71
www.crv.com.br
crv@crv.com.br
Usufrua dos nossos 35 anos de experiência em Loterias!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *