COVID-19 – Devo fechar minha lotérica?

A CAIXA deixou a cargo dos lotéricos o fechamento da loja.

Vale a pena fechar ?

A resposta é: depende!

Se sua região foi afetada pelo vírus e a prefeitura ou o estado decretou o fechamento, não tem o que fazer, feche e avise a CAIXA!

A lotérica é um serviço essencial para atendimento a população, por este motivo, não faça a suspensão deste serviço se não for realmente necessário.

Caso seja necessário, contate seu supervisor e solicite a licença de suspensão de funcionamento da UL a partir da autorização por até 90 dias.

A CAIXA não aplicará qualquer multa, suspensão ou revogação às lotéricas, caso não ocorra a abertura da Unidade, independente do motivo.

Quando não for possível a realização da prestação de contas pela impossibilidade da agência receber os valores ou pela impossibilidade de transportar os valores até à CAIXAo lotérico poderá requerer a desvinculação das contas 003 e 043 por meio de mensagem à gerpa05@caixa.gov.br. Deve-se explicar o motivo e a CAIXA acata ou não!

Nessas situações, está pausada a rotina de suspensão automática das atividades e aplicação de Processo Administrativo até que seja possível a regularização da prestação de contas.

Como fica minha a prestação de contas com a CAIXA?

A Prestação de Contas ocorrerá normalmente (exceto no caso acima).

Se você fechar a Loja e se você tiver dívida junto à CAIXA, este valor será cobrado na primeira Prestação de Contas seguinte ao fechamento da Loja. Cuidado aqui!

Linhas de crédito

  • Disponibilização de operação de crédito com recurso PIS com taxa de 0,8333% + TR em até 24 meses.
  • Redução da taxa da operação de crédito de renegociação, exclusiva para lotérica de 1,19% para 0,99%.
  • Pausa das parcelas de todos os empréstimos PJ de lotéricos de até 180 dias.

Bilhetes da Federal

Encalhe de até 20% dos bilhetes distribuídos e suspensão de concursos futuros da loteria federal por 3 meses.

Neste período os bilhetes já comprados permanecem válidos e a CAIXA posteriormente divulgará novas datas para estes sorteios.

Caso tenha alguma dúvida, nos contate pelo e-mail crv@crv.com.br ou pelo WhatsApp 19 9 91 22 33 36.

Outros Encargos:

Vale lembrar que essa situação é passageira!

Se for pegar uma linha de crédito, considere os itens abaixo:

  • Funcionários: Não mande seus funcionários embora! Se possível, dê férias. Quando isso tudo acabar, a lotérica voltará a funcionar. Os custos de mandar embora e depois ter que contratar e treinar não compensam.
    Na noite deste domingo (22/03/2020), o presidente Jair Bolsonaro publicou no Diário Oficial uma medida provisória sobre os contratos de trabalho. Segundo a MP 927/2020, empregado e empregador podem celebrar acordo individual escrito para garantir a permanência do vínculo empregatício.
    Para tornar-se lei, precisa ser aprovada pelo Congresso em um prazo de 120 dias. O texto será analisado inicialmente por uma comissão mista de deputados e senadores. Depois, será enviado para votação pelos pelos Plenários da Câmara e do Senado.

Medida ProvisóriaDefine ações para reduzir desemprego durante surto de coronavírus

  • Aluguel: Converse com o Locador sobre postergar o pagamento ou reduzir;
  • Manutenção do imóvel: Efetue a solicitação de corte de energia, água, telefone, internet, caso tenha autorização para fechamento.
  • Contador e Prestadores de Serviço: Converse com todos sobre o fechamento do loja.

A Febralot enviou um comunicado sobre outras medidas a serem aprovadas pelo Governo.

Ofício – Pandemia Covid-19Febralot

Deixe seu comentário, ele pode ser útil para outro lotérico.

Fontes: CAIXA, Agência Senado, Febralot

CRV Sistemas & Consultoria

2 comments

  1. Eu tenho apenas uma duvida se eu não remeter por carro forte ou a caixa não processar o valor informado para prestação de contas como vai ficar na pratica de uma maneira bem simples.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *