003+043: Sob seu controle! – Parte 5

Compartilhe o Post

043 e 003, como funcionam?

Solicitamos algumas orientações, ao nosso Gerente de Pessoas Jurídicas da CAIXA, sobre a Conta 043 e suas implicações na Conta 003.
Eis sua resposta:

“A conta 043 é utilizada apenas para a prestação de contas de Revendedores Lotéricos. Não pode ser considerada como uma conta comum, mesmo porque não é de livre movimentação. Nesta “conta” não há cobrança de juros, IOF, tarifas e demais encargos, porém, quando ocorre um débito de prestação de contas e esta não possui saldo suficiente, a diferença “devedora” é transferida automaticamente para a operação 003 do Revendedor Lotérico e com data retroativa à do fato gerador.

Entenda que conta “003” é uma conta comum, sujeita a todos os encargos.

Se a conta “003” for com cheque especial, há uma Taxa de Juros + IOF, sendo que estes encargos são cobrados no primeiro dia útil do mês subseqüente à utilização. Se for conta comum (sem cheque especial) pagará tarifa de adiantamento a depositantes, com Taxa de Juros + IOF e a cobrança será assim que houver cobertura da conta.

Espero ter esclarecido suas dúvidas,
Atenciosamente,
Eduardo Marion Duran

Gerente PJ”

Conclusões:

Na Conta 043 não há cobrança de Juros;

Se hoje a Conta 043 ficar com saldo negativo, amanhã a CAIXA fará uma transferência de dinheiro da Conta 003 (com data de hoje) para a Conta 043. Com isso, “zera” o saldo da Conta 043 e a responsabilidade passa a ser da Conta 003! Haverá um lançamento de débito na Conta 003 (TRANS DEB) e um lançamento de crédito na Conta 043 (TRANS CRE)

Se a Conta 003 ficar com saldo negativo, cobram-se Juros + IOF.
E aí depende se você tem ou não
Cheque Especial:

  • Sem Cheque Especial:
    Será debitada a Tarifa de Adiantamento a Depositantes (TAR AD DEP) no ato da transferência, independentemente de haver saldo ou não.
    O valor desta taxa é de R$ 59,00 (setembro/19). Juros + IOF cobrados assim que houver saldo na conta.
  • Com Cheque Especial:
    Se a transferência de dinheiro não acarretar “estouro” no limite do Cheque Especial, não será cobrada a Tarifa de Adiantamento a Depositantes (TAR AD DEP).
    Caso contrário, no ato, será cobrada a Tarifa de Adiantamento a Depositantes (TAR AD DEP). Juros + IOF serão cobrados no 1º dia útil do mês subsequente.Fique atento:
  • Faça diariamente seus depósitos na Conta 043 e acompanhe o saldo da Conta 003. Nos dias 10, 20 e 30 haverá depósitos na Conta 003, referentes à Tarifação e aí basta transferir o grosso deste dinheiro para a Conta 043, deixando um saldo de, mais ou menos, R$ 500,00 para cobrir alguns débitos, tais como ISSQN, Seguro TFL, Seguro da Lotérica, Seguro das Funcionárias, débito de Empréstimo (se houver), etc. Faça o pagamento das Despesas da Loja com o dinheiro dos Caixas de Atendimento da Lotérica e o pagamento das suas Despesas Pessoais com o seu dinheiro obtido através do seu Pró-Labore.
  • Procure orientação com o seu Gerente de Pessoas Jurídicas da CAIXA, sobre linha de Crédito para Micro Empresas a Juros menores dos que ela cobra sobre seu Saldo Negativo na Conta 003. Assim, quando houver, você cobre os saldos negativos na Conta 003 e paga uma Taxa menor de Juros! Não se esqueça de solicitar um Cheque Especial para a Conta 003, isto ajudará (caso não ultrapasse o limite) no não pagamento da Tarifa de Adiantamento a Depositantes (TAR AD DEP).
  • No link a seguir você terá uma relação dos Históricos (descrição) dos Lançamentos mais comuns feitos nas duas Contas: Históricos


CRV Sistemas & Consultoria
(19) 32 51 55 00
WhatsApp:
(19) 9 91 22 33 36
(19) 9 84 03 35 71
www.crv.com.br
crv@crv.com.br
Usufrua dos nossos 35 anos de experiência em Loterias!

PS: Já pensou resolver todos os problemas da sua casa lotérica em um só clique? Clique aqui e veja como.


Compartilhe o Post

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *